quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Finalmente, descanso chegou! Será?

Finalmente! Chega essa época do ano em que as lojas se enfeitam e os shoppings colocam as árvores e os enfeites gigantes de Natal para ir aquecendo até o grande dia! Só quando começam a colocar luzinhas por toda parte é que você percebe que o ano tá acabando e que mais uma vez, passou rápido demais. 2012 chegando, mais um ano para ser vivido. Mas antes do próximo chegar, temos as férias! Quem não gosta de descansar? Todo mundo precisa de uma pausa. E eu ainda acho desproporcional nós termos somente 3 meses de férias por ano. Claro, Brasil é um dos países que mais tem feriados, mas não queremos somente feriados prolongados, e sim férias prolongadas!
Por que simplesmente não podemos trabalhar 6 meses e ter 6 meses de férias? Muito mais justo! A gente vive essa vida frenética em São Paulo que não conseguimos desacelerar de verdade nem nas férias. Vivemos estressados. Veja os cariocas. Eu acho eles bem mais relax que nós. Sim, alguns se tornam bem folgados e não sabem medir o nível correto de "relaxamento". Mas me diga se em São Paulo não existem muito mais folgados? Pessoal é folgado no trânsito, é folgado no atendimento, é folgado na fila de supermercado, na fila de banco, no metrô e no ônibus... É folgado e também sem educação! Nunca vi povo mais sem inteligência, sem cultura, sem educação e sem disciplina como o povo brasileiro!
Sério, há muuuuuita gente folgada no nosso país, esse é o problema! Sabe aquele "jeitinho brasileiro" de resolver tudo na pilantragem, na malandragem, na sacanagem? Empurrar os problemas com a barriga até o fim e se importar só com o próprio umbigo.
É por isso que eu quero nessas férias fugir desse Brasil! Sim, este é meu país tropical que eu amo muito. Amo o calor daqui, a receptividade, os amigos que tenho aqui, tudo que construí aqui. Mas eu não gosto da corrupção, da cara-de-pau das pessoas, da "folgadice" delas.

Eu quero ir pra Europa em Janeiro para realmente descobrir se só existe gente folgada no meu país, porque não é possível! Eu não admito o tamanho do desrespeito dessa minha nação. Eu quero ver ao vivo e a cores se ingleses são mesmo pontuais, se italianos são mesmo receptivos e animados e se franceses são mesmo charmosos. Eu quero ver se posso confiar e atravessar na faixa sem olhar pros lados porque os carros param para os pedestres. Quero ver se posso deixar o carro todo aberto e destrancado e ninguém me roubar. Eu quero ver!

O que eu não daria para estar ali, feliz, como ela parece estar?

Serei uma antropóloga visitando uma nova cultura, um novo povo, uma nova vida.
E se minhas expectativas se confirmarem, me caso com qualquer italiano em Roma só pra poder morar lá livremente, e nunca mais voltar pra essa vida paulista frenética. Um beijo pra vocês. Vou morar na Toscana com um vinhedo na frente de casa e vou assistir o pôr-do-sol todos os dias. É só esse meu desejo nesse Natal.

Tá vendo? É bem ali que eu vou morar com meu futuro marido, na Toscana.


Papai Noel,
favor me dar uma vida menos corrida.

Ass.: Karina Koezuka, uma boa adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...