sexta-feira, 1 de março de 2013

Dica de Filme: Clube da Luta.

Acho que eu nunca falei sobre filmes aqui no blog, e se falei, foi uma ou outra vez ou algo bem superficial. Mas nesses últimos dias, eu e a Camila (que escrevia aqui no blog, quando ele tinha acabado de ser criado) estamos numa vibe de ver filmes que mexem com seu psicológico e fazem você refletir e pensar realmente no propósito do filme.
Nós até estamos fazendo uma lista de filmes desse tipo pra ver ao longo do ano e ficar discutindo sobre nossos diferentes pontos de vista a partir desses filmes. Dessa lista, eu já vi dois filmes, Laranja Mecânica e Clube da Luta, e, ainda hoje, pretendo ver Sucker Punch. 
Hoje eu queria expor um pouquinho sobre o que é o Clube da Luta e por que ele é tão intrigante. E claro, como todo bom filme, ele vem de um bom livro (que eu pretendo ler algum dia.)

Se você nunca ouviu falar num tal sabonete rosa escrito "Fight Club" circulando pela internet desde 1999, você realmente precisa me escutar. 



O filme é narrado pelo protagonista, Jack (Edward Norton) que sofre uma crise de insônia e procura se ocupar com uma vida medíocre, um emprego medíocre, passatempos medíocres. Ele parece encontrar sua cura para as noites em claro indo a grupos de auto-ajuda, aonde ele consegue extravasar seus sentimentos, apesar de não possuir nenhuma das doenças que seus colegas de grupo possuem. Mas um dia, ele conhece a viciada em remédios, Marla Singer (Helena Boham-Carter) que também vai a esses grupos somente para ocupar o tempo. Ele não consegue mais fingir quando ele sabe que há outro fingidor no grupo, então eles resolvem dividir os dias entre si para não se verem mais, mas acabam trocando telefones. Em uma de suas viagens a trabalho, Jack conhece Tyler Durden (Brad Pitt), um de seus "amigos descartáveis" mais interessantes (porque, segundo Jack, tudo em aviões é descartável, até mesmo as pessoas que você conhece e convive por algumas horas). Tyler é vendedor de sabonetes e explica a Jack que bombas podem ser feitas a partir de qualquer material que haja em uma casa, como sabonetes. Então, Tyler dá seu cartão a Jack. O nosso protagonista chega então em seu prédio e percebe que seu apartamento está pegando fogo. Sem saber o que fazer e pra onde ir, liga para Marla, mas por algum motivo, não consegue falar ao telefone. Em seguida, liga para Tyler e eles combinam de ir a um bar. Passam a noite conversando sobre o real motivo de viver. Ao sair do bar, Jack diz que irá procurar um hotel mas Tyler manda ele perguntar logo se pode ficar em sua casa. Jack pergunta e Tyler aceita, com uma condição. Antes, Jack deveria bater em Tyler. Os dois passam a viver na mesma casa, e a sair todo sábado para se bater, e logo outros caras começam a perceber que a violência era uma forma de se libertar da vida medíocre que levavam e assim é formado o Clube da Luta.

E assim, caras normais se juntam para liberar seus sentimentos através da violência.
Até aqui, penso eu não ter dado nenhum spoiler. Mas pare agora se você quiser realmente ver o filme sem alguma informação sobre antes.
É com certeza, um dos melhores filmes que já vi. O diretor David Fincher usa de mensagens subliminares ao longo do filme todo e você, se prestar bem atenção e já souber dessa informação vê essas mensagens, não nitidamente, mas elas passam rápido e seu cérebro consegue capitá-las. E ele deixa claro que usa tal técnica ao longo do filme.
O fato de ter o Brad Pitt no casting já é algo significante. Além de ser lindo, é um excelente interpretador de papéis. O jogo psicológico que o personagem dele faz conosco é impressionante. E na verdade, ele não passa de uma projeção de outra personalidade do protagonista. Na verdade, Tyler Durden é alguém que vive dentro de Jack. Mas Jack não consegue conectar isso antes de alguns fatos que você vai ver ao longo do filme. Mas apesar disso, você consegue ver elementos que mostram que os dois são a mesma pessoa, e você nem nota isso se não souber previamente que eles são um só.


Se você quiser assistir online, o link é este.
A música do final também é muito legal, Where is my Mind do The Pixies, escute depois.
O filme vai muito além da violência, mostra como devemos fazer algo que realmente valha a pena na vida, não nos contentarmos com simples cotidianos e com empregos simples e hobbys simples. Afinal, tudo deve ter um significado aqui, algo que nos faça ser únicos enquanto nossa existência perdurar no Universo.
E claro, devemos ter cuidado com a insônia, pode destruir sua cidade, segunda a Camila.

Beijos
Ká Koezuka.

PS. Acabei de violar as duas primeiras regras do Clube da Luta.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...